EMDR

A Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares (EMDR – Eye Movement Desensitization and Retroprocessing) é um processo breve, situado entre a neurologia e a psicologia, e é especialmente indicada para combater traumas psicológicos, crenças limitantes e sintomas indesejados.

O método foi utilizado, inicialmente, para tratar de traumas emocionais e sequelas provocadas por Transtornos do Estresse Pós-Traumático. Hoje, entretanto, aplica-se a tratamento de ansiedade, depressão, insegurança, medos, traumas, fobias, problemas de relacionamento pessoal, baixa auto-estima, transtorno do sono e no desenvolvimento de excelência – instalação de recursos positivos e melhorias no desempenho pessoal e profissional.

A eficácia do EMDR é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem sido comprovada através de mais de 200 pesquisas publicadas internacionalmente em revistas, sendo que a American Psychiatric Association (EUA), a Royal College of Psychiatrists (UK), a Administração de Veteranos (EUA), e o International Society for Traumatic Stress Studies o consideram como um tratamento efetivo para trauma e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

O EMDR tem resultados eficazes para pessoas de todas as idades, tanto terapeuticamente como para a otimização do desempenho em geral. Por levar a um reprocessamento de experiências a nível cerebral, o EMDR tem trazido resultados verdadeiros e duradouros para quase todos os tipos de sofrimento emocional.